21/02/2015

boi e a vaca

            Talvez vocês não conheçam a história que vos vou contar, mas já por isso a vou contar.
            Numa aldeia muito pequenina, mais precisamente numa quinta, vivia uma vaca e um boi. O boi era o "galã" da quinta, tinha tudo o que queria, quando o queria, onde o queria. E havia uma vaca que queria estar sempre sozinha, num canto, pois não tinha roupas belas e tinha vergonha de sair fora do estábulo naqueles prantos.
Um dia, o boi passava perto do estábulo da vaca e viu-a e a vaca vendo o "galã" pediu-lhe:
- Senhor boi, pode-me arranjar umas peças de roupa? É que estou a morrer de frio!
- O quê? Eu? Eu não falo com pessoas como tu!
- Mas....
- Não há MAS nem meio MAS!
  No dia seguinte, voltou a acontecer, no outro também e assim sucessivamente. 
            Mas num dia aconteceu uma coisa que mudou tudo! A vaca teve que sair para ir procurar de comer e... era a hora do convívio das vacas e dos bois.
Dois bois, dos mais,  viram a vaca a passar,  acharam-na linda e disseram: 
- Donde é que esta veio? Como é que não a vimos antes?!
             isto, todos ficaram a olhar para ela, um boi ria enquanto os outros apreciavam a sua beleza.
            Depois deste dia, a vaca ficou a RAINHA da quinta, enquanto o boi foi para a miséria, ficou sem nada, até a roupa.
             vaca, um dia, passou no estábulo de boi e  ele disse:
 A senhora podia dar-me umas peças de roupa? É que eu estou a morrer de frio!
- O quê? Eu? Eu não falo como pessoas como tu!
- Mas...
 Não há MAS nem meio MAS! Não conheces o provérbio: "Quem com ferro fere, com ferro morre.”?!


Márcia, 5º B

Sem comentários:

Enviar um comentário