08/05/2012



PARA O 9º A.....bom estudo!!!!


A classe dos verbos
Tempos compostos

Pretérito Perfeito Composto
Formação
Presente do Indicativo do verbo "Ter”ou “Haver”
+
Particípio Passado do verbo principal
Exemplo:
Eu tenho cantado
Tu tens cantado
Ele tem cantado
Nós temos cantado
Vós tendes cantado
Eles têm cantado

Pretérito Mais – Que - Perfeito Composto
Formação
Pretérito Imperfeito do indicativo do verbo "Ter" ou “Haver”
+
Particípio do verbo principal
Exemplo:
Eu tinha cantado
Tu tinhas cantado
Ele tinha cantado
Nós tínhamos cantado
Vós tínheis cantado
Eles tinham cantado
Futuro Composto
Formação
Futuro do Indicativo do verbo “Ter” ou “Haver”
+
Particípio Passado do Verbo Principal
Exemplo:
Eu terei cantado
Tu terás cantado
Ele terá cantado
Nós teremos cantado
Vós tereis cantado
Eles terão cantado
Condicional Composto
Formação
Condicional do verbo “ter” ou “haver”
+
Particípio Passado do verbo principal
Exemplo:
Eu teria cantado
Tu terias cantado
Ele teria cantado
Nós teríamos cantado
Vós teríeis cantado
Eles teriam cantado
Pretérito Perfeito Composto do Conjuntivo
Formação
Presente do Conjuntivo do verbo "Ter" ou “Haver”
+
Particípio Passado do verbo principal

Exemplo:
Eu tenha cantado
Tu tenhas cantado
Ele tenha cantado
Nós tenhamos cantado
Vós tenhais cantado
Eles tenham cantado
Pretérito Mais – Que - Perfeito Composto do Conjuntivo
Formação
Pretérito Imperfeito do Conjuntivo do verbo "Ter" ou “Haver”
+
Particípio Passado do Verbo Principal
Exemplo:
Eu tivesse cantado
Tu tivesses cantado
Ele tivesse cantado
Nós tivéssemos cantado
Vós tivésseis cantado
Eles tivessem cantado
Futuro Composto do Conjuntivo
Formação
Futuro do conjuntivo do verbo "Ter” ou “Haver”
+
Particípio Passado do verbo principal
Exemplo:
Eu tiver cantado
Tu tiveres cantado
Ele tiver cantado
Nós tivermos cantado
Vós tiverdes cantado
Eles tiverem cantado
Gerúndio Composto
Formação
Gerúndio do Verbo “Ter” ou “Haver”
+
Particípio Passado do Verbo Principal

Exemplo:
Tendo cantado
Infinitivo Impessoal Composto
Formação
Infinitivo impessoal do verbo “Ter” ou “Haver”
+
Particípio Passado do Verbo Principal

Exemplo:
Ter cantado
Infinitivo Pessoal Composto
Formação
Infinitivo Pessoal do Indicativo do verbo “Ter” ou “Haver”
+
Particípio Passado do Verbo Principal
Exemplo:
ter cantado
teres cantado
ter cantado
termos cantado
terdes cantado
terem cantado

Sem comentários:

Enviar um comentário