11/06/2012

 9º A,
Vamos treinar

                                                    DISCURSO DIRETO E INDIRETO


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Lê o texto:

(...) Mas o Cavaleiro sacudiu a cabeça e respondeu:
– As histórias dos mares, das ilhas, dos povos desconhecidos e dos países distantes são maravilhosas e enchem-me de espanto. Mas prometi chegar este natal à minha casa. Farei a viagem por terra e partirei amanhã.
– Vai ser uma viagem dura – disse o Flamengo.

Sophia de Mello Breyner A. – O Cavaleiro da Dinamarca, Figueirinhas, 1997

2. Completa corretamente os espaços para obteres o discurso indireto.

Mas o Cavaleiro sacudiu a cabeça e respondeu ___________________ as histórias dos mares, das ilhas, dos povos desconhecidos e dos países distantes _________ maravilhosas e ____________ de espanto. Mas ___________ chegar _______ Natal à casa______. Acrescentou ___________ ____________ a viagem por terra e __________ ________________.
O Flamengo disse _________ ____________ ser uma viagem dura.

3. Coloca as afirmações do quadro abaixo no discurso indireto, preenchendo os espaços. DISCURSO DIRETO DISCURSO INDIRETO

O cliente disse:
- Quero essas calças que estão na montra.
O cliente disse ____ _________ _______
calças que ________ na montra.
Os jogadores afirmaram:
- Amanhã jogaremos melhor e ganharemos o jogo.
Os jogadores afirmaram que __________
________ melhor e _________ o jogo.
A mãe ordenou ao João:
- Come o pão que está aqui e arruma a cozinha.
A mãe ordenou ao João que __________ o pão que ________ ________ e ________ a cozinha.
O meu irmão contou-me o seguinte:
- Ontem, a Ana chegou tarde e nem sequer me falou.
O meu irmão contou-me que _________, a Ana_______ tarde e nem sequer ____ _________.
Ela perguntou ao primo:
- Queres ficar a jantar connosco?
Ela perguntou ao primo _____ ele
________ ficar a jantar ___________.

Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário